Projetos

Navegando
http://navegandoibev.blogspot.com






Numa alusão às “navegações portuguesas”, propomos navegar pelas profundezas da alma humana a partir de oficina de arte-expressão, ganhar o oceano em viagens mais distantes como a paz interior e sociocultural chegando à paz na natureza, da qual necessitamos para sobreviver (água, ar, terra fértil, etc.). A função desta oficina está em disseminar o conceito de que a paz que tanto buscamos tem inicio no coração de cada ser humano, o porto de onde partem todos as situações que colocam em risco a navegação tranqüila ao longo das nossas vidas. Assim, entre discurso, exposição teórica e diferentes técnicas de arte-expressão, vamos refletindo e vivenciando sensações de paz neste nos ambientes já citados, uma vez que a arte é a expressão de tudo que se sente. Como produto final, os participantes desenvolverão uma misto de  “HQ com fotonovela”cujo enredo envolvem os assuntos tratados no discussão teórica, oficinas e reflexões  e que serão definidos pela grupo. Esta fotonovela poderá ser empregada como material paradidático pelos participantes e/ou a técnica ser reaplicada, bem como as demais atividades desenvolvidas  (técnicas de arte-expressão).


Projeto Pedagogia do Alento: Paz e sustentabilidade para o século 21
http://pedagogiadoalento.blogspot.com

Alento: inspiração, alimento, coragem, ânimo – para transformações internas e externas - nossos principais objetivos! Mudar o mundo a partir da mudança interior! ALENTO – onde a arte é o alimento! Objetivos: Vencer as dificuldades do trabalho em equipe; Aumento da auto-estima, do potencial criativo e da motivação; Dar maior visibilidade as ações desenvolvidas por cada grupo; Troca de experiências entre educadores do Brasil e Portugal, motivando os grupos a desenvolver maiores e melhores projetos; Fazer “links” entre estas ações e a Cultura da Paz, a Carta da Terra, o Projeto do Milênio e a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentado (maximizar ações). Estratégias: Cursos de 25 horas (grátis) com material didático (grátis) com certificado validado (Min. da Educação) e Secretarias Municipais de Educação (BR); Conteúdo práticos e teóricos iguais no Brasil e Portugal (50%teórico + 50% oficinas); Rede de intercâmbio (lista de discussão entre os participantes) + estudo complementar dirigido online; Apresentação de resultados finais em um livro e em eventos de EA e Jornadas; Site para publicação dos trabalhos; Duração – 1 ano. Atividades Práticas: Dramatizações (técnicas teatrais e RPGs); Arte-educação; Danças (circulares, indígenas...); Contação de história, Técnicas de sensibilização, entre outras.

Jornal Boas Notícias 






O Instituto Brasileiro de Educação para a Vida vem desde 2000 elaborando capas de jornais com manchetes fictícias, notícias que todos gostaríamos de ler, um diagnóstico dos anseios da comunidade. Em 2008, algo de novo foi acrescentado. Após a organização dos jornais, os grupos associam as notícias aos pilares da Carta da Terra e, em seguida decidem quais notícias querem realmente lutar para torná-las realidade. “A paz nas suas diferentes dimensões – interior, social, ambiental e entre os povos - estão inseridas na Carta da Terra e dessa forma, o projeto ainda envolve a educação sobre os valores necessários ao fomento de uma “cultura de paz”. Esta tem sido a notícia mais desejada por todos os grupos com que trabalhamos”, diz a coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Educação para a Vida.

A Arte de Tecer Sonhos 
http://aartedetecersonhos.blogspot.com






Consideramos a Educação como forma de “comunicação”, “informação” e, neste sentido, a ARTE enquanto conjunto de preceitos ou regras para fazer qualquer coisa, tem se mostrado um dos caminhos mais eficientes para modificar ou despertar os valores já mencionados. 
A teoria explica, informa e a arte sensibiliza, toca os corações. 
A teoria é a razão e a arte é a emoção. 
Os neurocientistas explicam que para haver mudança de valores e comportamento é preciso que aos conceitos (estímulo da região do neocortex cerebral) sejam adicionadas as experiências límbicas (sistema límbico, sede das nossas emoções), o que ocorre quando temos emoções, algum tipo de prazer. 
Esta, a nossa contribuição. 
Como lembra Rubem Alves, “sem a educação da sensibilidade todas as habilidades são tolas e sem sentido”.

Escolinha de Educação Ambiental e Valores Humanos e Guardiões da Natureza

Nesta escolinha alunos de ensino fundamental têm aulas sobre questões que vão desde os cuidados com a própria saúde até os cuidados com os lugares onde vivem - casa, escola, clube, cidade e natureza e os cuidados que devem ter com seus corpos, familiares, amigos, água, resíduos, plantas, etc. 
Aprendem a cuidar de si para poder cuidar do mundo, Esta escola foram os Guardiões do Planeta Terra e o Guardiões da Natureza.








Guardiões do Planeta Terra


O projeto têm mesmo conteúdo do anterior e pode tanto ser parte da Escolinha como estar reduzido a recreação de base ecológica (jogos, contação de histórias, teatrinhos, entre outros que ensinam como cuidar de si e da natureza a partir dos conceitos envolvidos nestas áreas.





Contação de Histórias & Bate Papo na Floresta
Nossa primeira história a ser levada para creches, hospitais e escolas é o Cuquedo. A história fala do medo que povoa a mente das crianças e tem por objetivo demonstrar através da contação dessa história e dos desenhos e reflexões que o medo mora no imaginário e, sendo assim ele não existe.

No Bate-papo na Floresta, trabalhamos em parceria com o Arquivo Municipal de Rio Claro, onde além da contação desta história, ainda aprendemos brincando, direcionando o olhar dos alunos às questões ambientais, à história da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade) e principalmente exercitamos a atenção dos participantes sobre as belezas naturais do lugar e sua conservação.